quinta-feira, 31 de julho de 2014













ezgi polat


























Quase morrera era ainda tarde
Aqui é o coração à volta os pulmões
por dentro a visão ignora
as correntes O sangue leva a memória
que péssima memória diziam
A memória ilumina a visão por fora
uma concentração demasiada
Ali é o corpo quase caíra
Repito: a morte é sempre técnica
e bela

manuel fernando gonçalves








todas as noites na mesma noite. nenhum dia volta. a nenhuma luz regressa agora o corpo. preso à luz de estrelas que não existem - até desaparecer - acredito que o mundo é o espaço de tempo que dura uma vida - a tua foi longa. uma longa história de amor - ainda me lembro de me dizeres das flores o cheiro. de me contares os dias. de como eram feitas as estações - quando chovia corrias a ver as nuvens. céu fora - tenho saudades de te ver dormir. descansada - de te ver rezar pela noitinha com as mãos dadas - todos os lugares são teus mesmo que os não habites. desde sempre. para sempre - esta casa que te viu. todas as casas que te viram passar para a missa. todos os domingos. todos os caminhos. são teus - hoje à tardinha dei com as chaves do teu caixão dentro de um envelope. que a terra te guarde bem. que os tempos te recordem mais nova - não quero que te recordem como estás na fotografia da lápide. com o conjunto azul e a camisa branca. cabelo muito arranjado. e os sapatos pretos de verniz - lembro-te alegre em excursões sempre cheias de gente mais velha - acompanhei-te em tantas viagens. lembro-me vagamente do pai ir connosco a Santiago de Compostela. de uma avenida estreita. muita gente a passar por nós. eu às carrachulas do pai e  tu um pouco mais atrás carregando as cestas da merenda. o saco de farturas e as pipocas - sempre fui contigo. até quando já não podias ir. até onde nunca fomos -  não posso esquecer-te. o teu lugar está vazio. o cantinho do sofá onde sempre te sentavas a contar-me histórias. o velho e baixo sofá que te dava dores nos joelhos. a lata onde guardavas as bolachas está escondida no armário. ainda cheia. ainda tua. as bolachas já moles e partidas - está muito frio aqui dentro - e deito-me no lugar da cama onde gostavas de ficar. abraço-te. avó. não posso chorar - nunca saíste da ibéria e ainda assim trazias todo o amor do mundo nas mãos. da varanda sonhavas mundos. outros. conhecias o "luxemburgo". como tu lhe chamavas. falavas com os pássaros. contavam-te de todas as migrações - o teu nome é agora um pedaço de terra que trago na boca











































Sem comentários:

Enviar um comentário